Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43363
Comparte esta pagina
Título : | O papel das atitudes no processo da aprendizagem significativa de ciências no contexto da educação baseada em projetos. |
Autor : | SILVA, José Renato dos Santos |
Palabras clave : | Estudantes do ensino médio - Atitudes; Método de projeto no ensino; Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 25-feb-2015 |
Citación : | SILVA, José Renato dos Santos. O papel das atitudes no processo da aprendizagem significativa de ciências no contexto da educação baseada em projetos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. |
Resumen : | O modelo de escola que pensamos na atualidade compreende uma educação voltada para a promoção integral do ser humano. Para isso, é preciso entender que os objetivos educacionais da escola vão além de promover capacidades cognitivas dos alunos. Assim, o ensino e a aprendizagem das atitudes figura como uma urgência e um desafio para a educação contemporânea. A partir dessa perspectiva, desenvolvemos uma proposta de Educação Científica Baseada em Projetos, na qual destacamos que o desenvolvimento de atitudes como conteúdo de educação científica e facilitadora no processo da Aprendizagem Significativa dos conteúdos de ensino, sejam eles conceituais, procedimentais ou atitudinais. A pesquisa foi fruto do projeto de pesquisa: Formação de Docentes para Educação Integral na prática da Educação Científica Baseada em Projetos, realizada no período de fevereiro de 2013 a julho de 2014, no qual desenvolvemos o subprojeto: Aprendizagem Atitudinal no contexto da Educação Científica Baseada em Projetos (ECBP). Com esse projeto, pretendemos contribuir para a formação científica de alunos da Educação Básica Pública do Agreste Pernambucano, propondo-lhes desafios que envolvessem mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança na tomada de decisão durante a construção de um fotobiomodulador. Participaram da pesquisa 27 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Mário Sette, onde a partir da análise dos instrumentos de coleta de dados - observação, registro videográfico e questionários – procuramos estabelecer relações entre a aprendizagem de atitudes e a proposta da ECBP. Para tratar dos dados, trabalhamos com a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43363 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Renato dos Santos.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons